Terça-feira, 23 de Janeiro de 2007

O sistema nervoso e o movimento

 

     O sistema nervoso tem um papel importante no movimento. O córtex motor, localizado nos lobos frontal e parietal do córtex cerebral, é a parte do sistema nervoso que controla o movimento. É a partir daqui que é transmitida a informação acerca do movimento para os músculos. Esta informação é transmitida por meio de impulsos nervosos que se propagam desde o córtex motor até aos músculos e indica se estes se devem contrair ou relaxar para se dar o movimento.

 

 

  • Como se obtém a informação acerca da actividade do córtex motor?

Cada neurónio motor gera um sinal de maior intensidade quando o movimento se dá numa certa direcção, a preferencial. Num braço, por exemplo, a intensidade do sinal eléctrico é máxima quando o movimento ocorre na direcção preferencial. Quando o braço se move numa outra direcção, a intensidade diminui proporcionalmente ao coseno do ângulo entre a direcção preferencial e essa nova direcção.

Funções Sensoriais

O Sistema Visual Humano

     O sistema visual humano começa nos olhos e se estende por muitas estruturas internas do cérebro antes de ascender para as várias regiões do córtex visual.

    No quiasma óptico, os nervos ópticos se cruzam parcialmente para que cada hemisfério do cérebro receba dados de ambos os olhos.

    O córtex temporal inferior é importante para distingur formas. Certas células de cada área só se tornam ativas quando a pessoa toma consciência de determinado estímulo.

 

Reação de Medo

Porque sentimos medo ?

   A reação de medo pode ser provocada pelas vias corticais e subcorticais no cérebro generalizadas a partir de nossos conhecimentos sobre o sistema auditivo.

  Os estímulos visuais processados pelo tálamo, que transmite as informações, serão pocessadas directamente na amigdala ( cor vermelha),esta transmissão rápida permite que que o cérebro reaga ao perigo ( verde).

 Quando sentimos medo, o nosso cérebro recebe uma serie de informações, que serão descodificadas em vários tipos de reações, o medo (gritar, tremer, fugir etc.), mas quando percebemos que aquilo que visualizamos é inofêncivo, a reação de medo e suprimida.

publicado por cerebrohumano às 22:16
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.Música

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Mente Humana

. Doenças Cerebrais

. O sistema nervoso e o mov...

. Neurónios

. Cerebro Humano

. Introdução

.arquivos

. Março 2007

. Janeiro 2007

.Música

blogs SAPO

.subscrever feeds